Há momentos que a solução está tão próxima

A Inteligência empresarial neste momento está em olhar para este cenário e ver quais são as variáveis externas e quais são as internas. As variáveis externas pouco ou quase nada podemos influenciar, mas nas internas podemos agir, gosto de citar uma parábola muito simples:

 

“Nossa empresa é um barco navegando pelo oceano, não preciso nem me aprofundar em quantas complexas variáveis externas existem para ir de um ponto ao outro, como: marés, ventos, chuva, etc.… assuntos para outra oportunidade. Mas vamos nos fixar em uma situação muito comum: somos gestores, estamos no convés conduzindo o barco, e o responsável pelo porão diz que há um problema em sua área, que se abriu um pequeno furo no casco de nosso barco, e que tem a solução, contratar uma pessoa com uma caneca para tirar a água que entra pelo furo através da escotilha. Se temos recursos, decidimos contratar essa pessoa com uma caneca e a cada furo que se abre, contratamos mais pessoas com canecas, as canecas deixam de ser suficientes investimos em baldes, quando os recursos se tornam escassos e investir em pessoas e baldes para tirar água já não é mais possível sem se endividar, atribuímos que estamos em crise. ”

 

O fato é que as vezes estamos tão concentrados no convés, olhando para horizonte, buscando o caminho correto para chegar ao nosso destino, preocupados com as variáveis externas, que nos esquecemos do que acontece no nosso porão e que as soluções para atravessarmos desiquilíbrios estão dentro do nosso próprio barco, tão próximas, e estas variáveis sim, podemos influenciar.

Eixo Positivo Consultoria