A Importância de conhecermos a situação atual
Oh! Meu Deus onde estou?
Quantas vezes já ouvimos a expressão “Oh meu Deus onde estou?” dita por algum personagem de filme, desenho animado ou novela ao acordar de um desmaio ou perda de consciência, mas afinal de contas qual o significado dela? É claro que denota a surpresa de acordar em um lugar estranho, desorientado sem saber como foi parar lá.
Sempre leva um tempo para que a pessoa recobre a consciência e tome alguma ação. Ela se vê em um ambiente completamente desconhecido e aos poucos vai reconhecendo, até saber onde está e qual direção tomar.
É o que está acontecendo com muitas empresas que estavam na zona de conforto sem se preocupar onde estavam, a sua posição dentro do seu ambiente mercadológico e agora com a mudança de cenário, como se sofressem um desmaio e acordassem, não sabem onde estão e logo não sabem para onde ir e esse tempo de recobrar a consciência varia de empresa para empresa, algumas até nem recobram.
É muito importante conhecermos onde estamos em qualquer situação que exija tomada de decisão. É o princípio básico do GPS, quando você precisa ir a algum lugar usando este aparelho, a primeira informação que você precisa dar a ele é: onde você está, antes da informação para onde você quer ir. Então após você informar sua “situação atual” você informa seu objetivo para que o caminho, a direção, possa ser apresentada de forma otimizada.
Outro exemplo que podemos adotar é quando vamos ao médico para uma consulta e este faz várias perguntas sobre o seu estado, indaga o que você está sentindo, solicita exames para identificar a sua situação atual e assim definir o melhor remédio e o melhor tratamento para restabelecer o seu ótimo estado de saúde.
Estes dois exemplo mostram claramente que ter um amplo conhecimento da situação atual é de inestimável importância para permear a tomada de decisão para construção de um plano para atingir as metas e objetivos.
Houve uma grande alteração no ambiente mercadológico, estas drásticas mudanças criaram para algumas empresas tormentas que as levarão para lugares desconhecidos, que agora exigem entender qual a posição atual para desenvolver planos de recuperação ou tomada de decisão para retomada da direção do crescimento.
Já acompanhei empresas desenvolverem maravilhosos planos estratégicos e planos de marketing, mas esqueceram da primeira informação, avaliar a real posição atual, onde elas realmente estavam, partiram então de um ponto irreal e não há GPS que indique o caminho correto nesta situação ou médico que ache a cura a partir de um diagnóstico incorreto.
Então o conhecimento da posição atual é válido em várias situações, eu mesmo já sofri o amargo gosto de não mapear a minha localização, a “situação atual”, no início da minha carreira como vendedor de equipamentos industriais e perceber que os resultados não estavam acontecendo porque negligenciei este conhecimento preliminar importantíssimo, mas vou explorar este tema em outra oportunidade.
Quando apresentamos cronogramas para desenvolvimento de planos estratégicos somos muitas vezes questionados sobre o número de horas alocadas para o tema “levantamento da situação atual” e a real necessidade da alocação destas horas e sempre temos que discorrer sobre o assunto para que seja reconhecida esta importância.
Poderíamos elencar vários exemplos, porém o meu objetivo é alertar sobre a extrema importância de identificar exatamente a sua situação, a sua posição atual e detalha-la de forma fidedigna para que se possa construir corretamente a ponte para o seu futuro e assim atingir suas metas e objetivos, sem ter que no meio do caminho acordar e perguntar:
“Oh meu Deus onde estou? ”