Simples conceito de crise
Em tempos de crise percebemos que há a necessidade de mudarmos nosso comportamento e atitudes para sobreviver, mas o que é crise afinal?
Podemos de forma muito simples chamar de crise todo e qualquer desequilíbrio.
A crise tem vários sobrenomes, crise de saúde, crise de nervos, crise social, crise política, crise econômica, etc...
Então, quando alguma coisa está fora do controle por escassez ou excesso, logo desequilibrada, podemos chamar de crise. Um exemplo fácil de reconhecer uma crise: se uma pessoa está atravessando uma crise nervosa é porque perdeu o controle ante a calma.
Normalmente o desiquilíbrio causa algum tipo de desconforto e causa turbulência na zona de conforto e facilmente associamos a uma crise.
E crise econômica?
O desiquilíbrio de ter mais contas para pagar do que para receber denota a crise econômica e normalmente é mais fácil atribui-la a fatores externos como forma de disfarçar a nossa falta de competência de administrar novas variáveis.
Comumente vejo empresas atribuindo a sua crise simplesmente a redução e escassez dos negócios, “vendemos menos, aumentou inadimplência, recebemos menos dinheiro e então não temos como honrar nossas contas em dia, geramos inadimplência junto a nossos fornecedores...” pronto está instalada uma “Crise Econômica”.