Treinamento para Equipe

Falar de treinamento de uma maneira geral é dizer que todo profissional, independente da área de atuação, deve receber um treinamento para se tornar um profissional eficiente e eficaz.

 

Certa vez, ouvi de uma colega de trabalho, que após entregar um trabalho ao seu gestor, certa que havia alcançado o objetivo, ouviu o seguinte comentário:  Ok!!! você foi eficiente, mas não foi eficaz.

 

Daquele dia em diante, em todas as minhas tarefas, me questionava se havia sido eficiente e eficaz.

 

Se olharmos o significado desses   termos, `` um profissional eficiente é ser produtivo, é buscar o melhor rendimento com o mínimo de erros possíveis, é ser competente e encontrar formas de resolver desafios antes mesmo que alguém peça``.

 

``Um profissional eficaz:  é ser útil para alguém ou em alguma situação, é ser capaz de alcançar o resultado desejado``.

 

Se nos basearmos nessas duas definições podemos dizer que um profissional, além de se preparar com estudos e conhecimentos, ele necessita de um treinamento eficiente e eficaz para alcançar os resultados esperados em seu trabalho.

 

Voltando ao nosso foco, que é o profissional da área de vendas, por se tratar do primeiro contato entre a empresa e o cliente, o profissional de vendas deve conhecer a empresa, como um todo, os produtos que comercializa, em detalhes, e saber negociar valores, prazos de entrega, enfim todo o processo.

 

O profissional de vendas, além de conquistar e preservar o cliente, deve entender a definição de metas e indicadores para a equipe e devem estar motivados.

Parece simples, mas não é.

 

A empresa é uma engrenagem, que deve ser entendida pelos profissionais de vendas para que se sintam seguros desde o primeiro contato com o cliente.

 

Os profissionais de vendas, não são mais ``simples anotadores de pedidos``, devem ser ``conquistadores de pedidos``.

 

As empresas   investem em treinamentos para preparar seus profissionais de vendas para que eles, além de estarem seguros para desempenharem bem a função, tenham recursos necessários, incentivos e também se sintam motivados para tal.

 

Existem no mercado diversos formatos de treinamentos a serem aplicados, cada empresa deve avaliar, qual o treinamento mais adequado à sua realidade.

 

Dentro deste contexto há ainda a necessidade de estabelecer metas, que a princípio parece o terror dos profissionais de vendas, mas pelo contrário é um incentivador, se forem bem determinadas e administradas.

 

As empresas devem seu crescimento ao aumento de suas vendas. Os profissionais de vendas são os responsáveis por essas vendas, como também ganham com elas, pois recebem comissões sobre essas vendas. Daí a importância de se estabelecer metas de vendas, desde que sejam atingíveis e coerentes, as famosas metas “SMART”.

 

Com as metas criteriosamente definidas, inclusive com a participação desses profissionais, eles se sentirão mais confiantes e seguros para atingir a metas estabelecidas. Dessa forma, todos ganham, a empresa e o profissional de linha de frente.

 

Podemos ressaltar outros pontos importantes para que tudo funcione em harmonia.

Criar programas de incentivos para os profissionais de vendas é um fator relevante, pois fará com que trabalhem mais empenhados.

 

Metas justas e transparentes com prazos para serem cumpridas, além de serem adequadas, de acordo com o cenário atual, mesmo depois de fixadas.

 

E por fim, documentem as metas, para que demonstrem, o real valor que possuem para a empresa e seus colaboradores.

Eixo Positivo Consultoria